Este relatório técnico trata da análise arquitetônica do Ginásio de esportes do UNICEUB. Ele localiza-se próximo ao bloco 8 e ocupa uma área de 400 metros quadrados. O espaço é muito amplo e divide-se em uma área térrea de arquibancada e a área da quadra poli esportiva, que se situa no nível de subsolo. A área da quadra é de 300 metros quadrados e possui traves para futebol e tabelas de basquete. Bancos para os atletas se localizam abaixo da arquibancada, que forma uma espécie de beiral. A arquibancada ocupa uma área de aproximadamente um terço do espaço do ginásio e contém sete fileiras pintadas de vermelho, amarelo e cinza. Também abaixo do nível térreo, mas não no subsolo, localizam-se os vestiários: feminino e masculino. Uma escada em cada canto da arquibancada da acesso a um deles.
Quanto ao material utilizado:
• As paredes são feitas de concreto com o pé-direito de 10 metros de altura;
• O teto é feito de uma estrutura de ferro, que suporta uma laje metálica relativamente leve, permitindo uma área de vão livre muito extensa e telhas de placa cimentícia;
• O piso é uma espécie de granitina, que torna a superfície muito lisa e regular;
• Já o revestimento da arquibancada é o próprio concreto queimado;
.
A quadra se localiza em um nível inferior ao da arquibancada, o que mantém os espectadores da partida em uma posição mais segura em relação ao contato com o jogo. Grades de segurança de aproximadamente 1, 10 metros também protegem quem está assistindo o jogo, mas por outro lado atrapalham a visão de quem se sentar na primeira fileira da arquibancada. Ela contém sete níveis com altura de 50 centímetros cada e degraus de 18 centímetros de altura facilitam a transição entre eles.
O piso de madeira é mais adequado à pratica de esportes do que o de granitina utilizado. Por outro lado, a granitina exige muito menos cuidados com manutenção, admitindo-se que o piso de madeira tem que passar por inspeções regulares para evitar acidentes como o que levou um atleta brasileiro à morte devido a uma infecção causada por uma farpa de madeira que perfurou sua perna.
O ginásio geralmente se mantém fresco e bem arejado devido às esquadrias que cercam o alto de seu pé direito. Estas também contribuem para a iluminação natural do ambiente.
No tocante à proposta arquitetônica apresentada, faremos as seguintes considerações e propostas:
• As grades de proteção da arquibancada são uma solução falha para este problema, uma vez que dificultam a visualização da quadra por parte de quem está na platéia. Sugerimos que elas sejam repostas por redes feitas com cabo-de-aço, o que vai representar melhorias no campo de visão dos espectadores que ocuparem a primeira fileira da arquibancada.
• Analisando outras questões como o material escolhido para o piso da quadra, o ginásio poli esportivo do Uniceub deve servir como exemplo para outros, pois não há necessidade de um piso de madeira uma vez que a quadra não será usada para partidas profissionais. O piso de granitina oferece mais segurança aos alunos uma vez que a manutenção não precisa de tanta constância.
• A estrutura como um todo satisfaz as exigências de um ginásio desse porte. Os materiais utilizados permitem um bom funcionamento e confortável utilização do ambiente, incluindo nesse contexto o planejamento de esquadrias em função da circulação de ar e luz.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário