O objeto de estudo é a área publica de uma das praças de alimentação, na qual se encontra a lanchonete “Aprovado Lanches” que fica entre o bloco 8, o Ginásio Esportivo, o bloco 9 e o estacionamento.
Trata-se de um local amplo e bem situado, com grandes espaços abertos. É um espaço retangular amplo, dois lados desta área são limitados por paredes e os outros dois são abertos, o que proporciona uma amplitude maior ao espaço e uma melhor interação entre as áreas circundantes. A áreas das paredes são utilizadas pela estrutura física da lanchonete e por uma xerox, ficando assim um grande espaço público no meio que e ocupado por mesas e cadeiras as quais são bem posicionadas deixando livre as duas grandes aberturas que proporcionam um aspecto de lugar arejado.
A despeito da lanchonete ser bem posicionada, a estrutura poderia sofrer alterações comportando um número maior de mesas para poder atender de forma ideal ao grande número de pessoas que circula na região, mas vale ressaltar que tal aspecto não e o mais relevante já que pode não ser o ideal, mas e bem funcional, quero dizer que a área verde circundante e o aspecto mais deficitário e que, portanto, merece uma atenção maior. A insuficiente área verde, a qual deveria sofrer alterações, sendo melhor aproveitada para oferecer uma sensação maior e melhor de fresco, proporcionar uma maior contato com a natureza e minimizar alguns problemas funcionais.
No que pertine a problematica da area verde circundante, sem duvida, esse aspecto e o mais importante a ser considerado devido aos beneficios que podem ser conseguidos ja que sua alteracao ocasionara a solucao de problemas consideraveis existentes.
A reformulacao do paisagismo da area verde proxima da lanchonete deveria consistir em um aumento da densidade da vegetacao principalmente na inclusao de uma maior quantidade de arvores pois, além das árvores causarem um bem estético, elas possuem muitos outros benefícios tais como:
A valorização imobiliária: um local com a arborização adequada, possui uma valorização de 30% nos seus imóveis;
Redução da incidência do Sol: a area em questao, nos dias mais quentes, torna-se muito sufocante, ha um calor excessivo e temperaturas desconfortáveis, o que poderia ser amenizado com a presenca de uma numero maior de arvores mais altas as quais iriam sobrear a area quando houvesse a incidencia solar;
Maior conforto térmico: as árvores também funcionam como climatizadores naturais e isso se dá devido ao calor latente necessário para evaporação da água da superfície das folhas;
Aumento da umidade relativa do ar: um dos maiores causadores de problemas respiratórios e também de pele é o ar extremamente seco, ar este que esta sempre muito presente frente a realidade do clima seco de Brasilia o qual favorece a permanencia de poeira no ar, secando as vias aéreas. Com a evaporação da água das folhas, o aumento da umidade relativa do ar acontece devido a água passar imediatamente para atmosfera;
Redução sonora: É um efeito cujo tamanho não foi medido, mas é fato, as folhas das árvores reduzem as ondas sonoras. E como se trata de uma lanchonete que esta situada em meio a uma Universidade, esse aspecto e bastante recomendavel, haja vista que, em havendo uma quantidade maior de arvores e plantas, havera uma filtragem dos ruidos, tanto advindos da lanchonete, como advindos da circulacao dos carros do estacionamento da regiao, os quais chegariam muito menores nas areas das salas de aula.
O embelezamento e ordenação da paisagem através do paisagismo torna-se cada vez mais necessários para contrabalancear os desequilíbrios visuais e ambientais .
E bom ressaltar que a importância do paisagismo não se limita apenas à arte de criar jardins e embelezar ambientes, mas deve ser entendido e dimensionado como um reordenamento com naturalidade e bom senso da paisagem de acordo com a natureza local, adequando-a para o melhor conforto dos usuarios, servindo, sobretudo, para refazer o equilíbrio do local em questao.
Entre as várias vantagens propiciadas pelo paisagismo, destacam-se: maior valorização da propriedade pelo melhoramento visual da paisagem; implantação de condições ambientais favoráveis para o conforto dos usuarios do local; correção ecologica do microclima favorecendo o reequilíbrio atraves da redução da incidência solar e aumento dos níveis da umidade relativa do ar.
Beleza e funcionalidade - É inegável e evidente a diferença do aspecto visual apresentado por um local que recebe um tratamento paisagístico criterioso e adequado à região e as suas finalidades. O contraste, comparando-a com outras areas vizinhas que não tiveram tal tratamento, salta aos olhos , tornando-a mais valiosa e atraente. Busca-se sim a funcionalidade, mas sem deixar de lado a beleza.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário