
O Eixo Rodoviário é a principal via de acesso à cidade, do sul e do norte, planejada para oferecer rapidez e, ao mesmo tempo, harmonizar-se com a tranqüilidade dos setores residenciais Asa Sul, Asa Norte — que corta ao longo de cerca de 14 km.
A arborização amortece o ruído e a poluição, proporcionando às quadras residenciais um ambiente bucólico (nas palavras de Lúcio Costa), com a comodidade de uma avenida ampla e desimpedida.
Eixão
A pista central ("Eixão") tem três faixas de rodagem em cada sentido, sem semáforos ou faixas de pedestres, com limite de velocidade fixado em 80 km/h (via principal). — A velocidade é reduzida na travessia da Rodoviária, no centro da cidade.
Acessos às pistas laterais ("Eixinhos") permitem que o motorista deixe a pista de alta velocidade já nas proximidades do ponto de destino.
O trânsito no Eixão é proibido aos caminhões. O trânsito de ônibus é reduzido, mas acontece.
Aí está uma simples e completa explicação sobre a via principal de Brasília. Muito bom! Apesar de já acostumados não podemos nos acomodar com a cidade e são escolhas sobre esse assunto que nos remetem a lembrar sua importância. Fernanda F.
ResponderExcluirBrasilia foi um tema a ser explorado , apesar de ja comb]vivermos com isso no nosso dia a dia , e conviver com essar arquitetura. Mas o blog destaca pontos de não damos tanta enfase ,o blog foi muito bom nesse ponto .
ResponderExcluirKaren Brasil