
O tema central da palestra foi Arquitetura do Brasil: a tecnologia, o design, a construção em geral comparada internacionalmente. O arquiteto Ciro Pirondi foi um dos palestrantes e expressou sua opinião sobre o assunto.
A questão apontada pelos profissionais foi a falta da atualização de mecanismos relacionados à infra-estrutura tanto de edificações, quanto de urbanização do país. Como exemplo, citou Brasília, que depois de cinqüenta anos de existência, apresenta sinais de deficiência, principalmente, nas vias de trânsito e no sistema de transporte público. Este problema complica-se ainda mais pelo fato de o plano de Lúcio Costa ser considerado por muitos, algo que deve ser preservado.
Foram apontadas solução para trazer tecnologia e consequentemente melhor qualidade de vida e conforto para a população do país. Já que esses mecanismos modernos têm um custo muito elevado e só podem ser trazidos para o Brasil aos poucos, deve-se buscar uma forma inteligente, relacionada à criatividade e ao design, meios de suprir certas necessidades urbanas. Diversificações estruturais, novos materiais, restaurações urbanísticas podem ser realizadas com finalidades provisórias.
Com investimento e meios de incentivo aos profissionais da área pode-se, inclusive, tornar essas medidas definitivas.
Ana Carolina Vargas de Noronha, 20/05/2010